Motos - Solução de Trânsito

Motos - Prioridade e Respeito /Solução de Trânsito

Maravilhe-se com as Experiências de:
 Taiwan
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/taiwan_o_paraiso_das_scooters-51490.html

http://www.youtube.com/watch?v=iEyYNAHNs6Y

ho chi minh city viet nam

http://www.youtube.com/watch?v=4phFYiMGCIY

Taipei Bridge
http://www.youtube.com/watch?v=a4Gzr6hGwwo&feature=endscreen


Saigon

http://www.youtube.com/watch?v=dNdh3swOODw&feature=player_detailpage


É grande o numero de motos em circulação e aumenta o dobro da quantidade de carros. É uma resposta popular ao trânsito congestionado. Entendo ser necessário estimular o uso e criar-se estratégia de inclusão das motos como parte de solução de trânsito. Não podem mais ser ignoradas sob alegação de que a inclusão redundaria em mais acidentes e mortes. Penso justamente ao contrário, que é a discriminação e falta de respeito às motos como solução que as fazem ser e permanecer como as principais protagonistas de acidentes. Eu pretendo ser um defensor desta idéia.

Pelo crescimento das frotas tanto de carros como de motos, sem investimento em infraestrutura viária urbana, normalmente menos que 2% do orçamento, é possivel imaginar que em , digamos, dez anos, a cidade estará imobilizada para carros, e o transito tera que a ser forcosamente orientado para motos e não carros.


1-Sabe-se que cerca de 60% dos carros conduzem uma só pessoa. Transformados em motos o trânsito fluiria melhor, pois motos ocupam menos espaço. Comparada com carros, as motos gastam menos energia e poluem menos. Comparada com ônibus, que andam superlotados, significam mais conforto e mobilidade do trânsito e menos tempo de deslocamento a todos. Além disso, o transporte sai mais barato e dá independência. 

2-Um programa de estímulo ao uso de motos deve prever: faixas prioritárias para motos e/ou partilha de faixas de ônibus – mais locais de estacionamento nas ruas, exclusivos sem cobrança de zona azul e cobertos para abrigo da chuva (alçada do município - o vereador pode influir), financiamento favorável, impostos reduzidos, barateamento de seguro e equipamento de proteção para as pernas (alçada de outras esferas quesse deve reivindicar) 

3 A inclusão deve prever que EDUCAR É DIALOGAR, não é punir, não é multar, mas informar e orientar significando aproximação amigável e acolhimento aos condutores de moto, principalmente porque são jovens,e, portanto, mais impulsivos.  

4 O CORREDOR entre carros é um caminho alternativo, e não recomendável, que as motos utilizam para fugir ao imobilismo do trânsito. O ideal seriam faixas laterais, não centrais. Enquanto não vêm, o uso do corredor é difícil conter. Como parece ser inevitável, seria oportuno recomendar aos condutores alguns cuidados:

-- Só ande no corredor com trânsito parado ou lento; com movimento alinhe-se com os carros - Ande a 30 km/h no máximo - não faça manobra e aceleração bruscas, pois os outros veículos podem não vê-lo e manobrar – evite ficar ao lado de caminhões e ônibus que ao se movimentarem podem confundi-lo e derrubá-lo, além de que os pneus altos, expostos e sem proteção, podem ser armadilhas perigosas.

--Aos demais veículos em fila, se recomenda alinharem-se nas laterais deixando espaço central mais livre possível, evitando a coincidência de retrovisores de ambos os lados o que diminui o espaço.

5  Deve-se fazer perceber ao condutor de moto que já é uma grande vantagem vencer o trânsito, mas não deve ser feito em alta velocidade para ganhar alguns minutos e talvez perder a vida ou algum membro. Diga-lhe: - VOCE, CONDUTOR, É A PESSOA MAIS IMPORTANTE PARA VOCE. AME-SE E CUIDE-SE não correndo riscos de acidentes.  Cuide também dos demais condutores lembrando que:

RESPEITO É SENTIMENTO QUE AO SE DAR SE RECEBE.

TOLERE OS ERROS ALHEIOS COMO VOCÊ ESPERA QUE TOLEREM OS SEUS.




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