Motos - Prioridade e Respeito /Solução de Trânsito
Maravilhe-se com as Experiências de:
Taiwan
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/taiwan_o_paraiso_das_scooters-51490.html
http://www.youtube.com/watch?v=iEyYNAHNs6Y
ho chi minh city viet nam
http://www.youtube.com/watch?v=4phFYiMGCIY
Taipei Bridge
http://www.youtube.com/watch?v=a4Gzr6hGwwo&feature=endscreen
Saigon
http://www.youtube.com/watch?v=dNdh3swOODw&feature=player_detailpage
É grande o numero de motos em circulação e aumenta o dobro da quantidade de carros. É uma resposta popular ao trânsito congestionado. Entendo ser necessário estimular o uso e criar-se estratégia de inclusão das motos como parte de solução de trânsito. Não podem mais ser ignoradas sob alegação de que a inclusão redundaria em mais acidentes e mortes. Penso justamente ao contrário, que é a discriminação e falta de respeito às motos como solução que as fazem ser e permanecer como as principais protagonistas de acidentes. Eu pretendo ser um defensor desta idéia.
Pelo crescimento das frotas tanto de carros como de motos, sem investimento em infraestrutura viária urbana, normalmente menos que 2% do orçamento, é possivel imaginar que em , digamos, dez anos, a cidade estará imobilizada para carros, e o transito tera que a ser forcosamente orientado para motos e não carros.
3 A inclusão deve prever que EDUCAR É DIALOGAR,
não é punir, não é multar, mas informar e orientar significando aproximação
amigável e acolhimento aos condutores de moto, principalmente porque são
jovens,e, portanto, mais impulsivos.
Maravilhe-se com as Experiências de:
Taiwan
http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/taiwan_o_paraiso_das_scooters-51490.html
http://www.youtube.com/watch?v=iEyYNAHNs6Y
ho chi minh city viet nam
http://www.youtube.com/watch?v=4phFYiMGCIY
Taipei Bridge
http://www.youtube.com/watch?v=a4Gzr6hGwwo&feature=endscreen
Saigon
http://www.youtube.com/watch?v=dNdh3swOODw&feature=player_detailpage
É grande o numero de motos em circulação e aumenta o dobro da quantidade de carros. É uma resposta popular ao trânsito congestionado. Entendo ser necessário estimular o uso e criar-se estratégia de inclusão das motos como parte de solução de trânsito. Não podem mais ser ignoradas sob alegação de que a inclusão redundaria em mais acidentes e mortes. Penso justamente ao contrário, que é a discriminação e falta de respeito às motos como solução que as fazem ser e permanecer como as principais protagonistas de acidentes. Eu pretendo ser um defensor desta idéia.
Pelo crescimento das frotas tanto de carros como de motos, sem investimento em infraestrutura viária urbana, normalmente menos que 2% do orçamento, é possivel imaginar que em , digamos, dez anos, a cidade estará imobilizada para carros, e o transito tera que a ser forcosamente orientado para motos e não carros.
1-Sabe-se
que cerca de 60% dos carros conduzem uma só pessoa. Transformados em motos o
trânsito fluiria melhor, pois motos ocupam menos espaço. Comparada com carros,
as motos gastam menos energia e poluem menos. Comparada com ônibus, que andam
superlotados, significam mais conforto e mobilidade do trânsito e menos tempo
de deslocamento a todos. Além disso, o transporte sai mais barato e dá
independência.
2-Um programa
de estímulo ao uso de motos deve prever: faixas
prioritárias para motos e/ou partilha de faixas de ônibus – mais locais de
estacionamento nas ruas, exclusivos sem cobrança de zona azul e cobertos para
abrigo da chuva (alçada do município - o vereador pode influir), financiamento
favorável, impostos reduzidos, barateamento de seguro e equipamento de proteção
para as pernas (alçada de outras esferas quesse deve reivindicar)
4 O CORREDOR
entre carros é um caminho alternativo, e não recomendável, que as motos
utilizam para fugir ao imobilismo do trânsito. O ideal seriam faixas laterais,
não centrais. Enquanto não vêm, o uso do corredor é difícil conter. Como parece
ser inevitável, seria oportuno recomendar aos condutores alguns cuidados:
-- Só ande no corredor com trânsito parado ou lento; com movimento
alinhe-se com os carros - Ande a 30 km/h no máximo - não faça manobra e
aceleração bruscas, pois os outros veículos podem não vê-lo e manobrar – evite
ficar ao lado de caminhões e ônibus que ao se movimentarem podem confundi-lo e
derrubá-lo, além de que os pneus altos, expostos e sem proteção, podem ser
armadilhas perigosas.
--Aos demais veículos em fila,
se recomenda alinharem-se nas laterais deixando espaço central mais livre
possível, evitando a coincidência de retrovisores de ambos os lados o que
diminui o espaço.
5 Deve-se fazer perceber ao condutor de moto
que já é uma grande vantagem vencer o trânsito, mas não deve ser feito em
alta velocidade para ganhar alguns minutos e talvez perder a vida ou algum
membro.
Diga-lhe: - VOCE, CONDUTOR, É A PESSOA MAIS IMPORTANTE PARA VOCE. AME-SE E
CUIDE-SE não correndo riscos de
acidentes. Cuide também dos demais condutores lembrando
que:
RESPEITO
É SENTIMENTO QUE AO SE DAR SE RECEBE.
TOLERE
OS ERROS ALHEIOS COMO VOCÊ ESPERA QUE TOLEREM OS SEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário