Discussão sobre Impostos

De uma forma geral a máquina pública pressiona para o aumento de impostos. A Prefeitura de Campinas não escapa a regra, mergulhada que está sob uma grande dívida.

O grave é que uma vez a receita aumentada, a máquina se mexe para se apropriar da nova receita de forma legal. Portanto a legalidade é um item forte na manutenção dos déficits e aumento da dívida.  Entretanto, o aumento de impostos, sobre uma carga tributaria já pesada, impede o crescimento do pais.

Com a estagnação aumentam os problemas de subversão a ordem em vários sentidos: fraudes, corrupção, roubos, furtos, etc., o que faz pressão para mais aumento da maquina em segurança, caça a fraudes, policia, judiciário, etc, Aumenta tambem a violencia o que suscita a construção de prisões e a sua manutenção. A oferta de justiça via litigancia  não produção e distribuição de bens tambem é outro item de custo social não produtivo imenso. Tudo isso compromete ainda mais o crescimento economico portanto de formação de riquesa que na essencia são direitos. Temos assim formado um circulo vicioso.

Nas câmaras municipais, nas Assembléias Legislativas do Estado e no Congresso Nacional, os respectivos executivos estabelecem bases de apoio, maiorias, infelizmente de maneira pouco ética: oferta de cargos sob a retórica inconstitucional de participação no Poder Executivo pelo legislativo.

Com essa maioria as propostas de aumento de impostos dos Executivos são aprovadas sem discussão. É a tal governabilidade que na verdade é uma tirania, e a ela nunca foi governo mas desgoverno. A carga tributária sobe. O grave da questão é que provoca a exaustão da sociedade e com ela a ruptura social, quando todos perdem.

Uma pequena resistência para quebrar esse circulo vicioso é não compor maiorias e votar em projetos conforme seu mérito.Barrar o aumento dos impostos é questão de sobrevivencia do modelo atual. Mas, como eu duvido que essa barreira se estabeleça visto que a carga tem aumentado sempre eu entendo que marchamos para o caos.
Pensar um novo modelo é tarefa que nos impõe a todos, nesse momento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário