Condução Amigavel para Transito Solidario - Panfleto


Condução Amigável Para Trânsito Solidário”.

O título é nome de projeto educativo de Segurança e Ordenação No Trânsito que proponho, para ser realizado em conjunto com os órgãos de trânsito, com objetivo de atenuar a violência do trânsito que faz do Brasil um campeão de acidentes, agravada pela enorme falta de infra-estrutura de estradas. É uma das maiores causas de morte não natural. O índice de atropelamento é altíssimo. Velhos e crianças são as maiores vítimas.

Todo veículo é uma arma. Ninguém pode sair por ai com ela apontada e os que quiserem segurança que saiam da frente. Quem está armado deve ser mais precavido, pois arrisca a vida alheia. A tolerância aos erros alheios, sem pressão que agrava os erros, é fator de pacificação no trânsito.


Tolere os erros alheios como você espera que tolerem os seus.

Educar é dialogar, não é punir, não é multar - é informar.

Exemplos de diálogos na Educação Amigável em relação aos cuidados com os pedestres:

1 Principal: o pedestre não pode ser atropelado nem ameaçado, porque a ameaça pode se tornar atropelamento, nem mesmo se ele estiver errado, fora das faixas de pedestres e se for imprevidente. Ele é a parte mais fraca e em caso de acidente pode pagar com a vida. Além disso, ninguém precisa de autorização ou habilitação para ser pedestre e os condutores sim e por isso têm mais responsabilidades. Acidente é quando de maneira nenhuma o atropelamento ou o risco pôde ser evitado.

2 O condutor, ao avistar um pedestre na via, deve imediatamente tirar o pé do acelerador e ficar prevenido para freiar, aguardando que o pedestre saia da via para novamente acelerar o veículo. Jamais deve manter a velocidade e apressar o pedestre. O calculo pode ser errado e o acidente acontecer.

3 A colaboração de condutores  e pedestres é fator de segurança e agilidade no trânsito

4- É projeto divulgar as normas do Código Nacional de Trânsito (CNT) de forma amigável, esclarecendo e justificando para evitar os erros. Os erros são respostas dos condutores que devem provocar ações educativas esclarecedoras na mídia e não punitivas, ou ainda reavaliadoras das normas. Devemos apelar à razão não à coação. A coação legal, exemplo seguido pelos indivíduos entre si, aumenta muito o estresse e violência no trânsito.

Interpretação e simplificação dos Art. 70 e Art. 214 do CNT

Na faixa de pedestres a prioridade é dos pedestres em qualquer lugar onde não houver semáforo. Onde houver, prevalece a sinalização do semáforo. Nesse caso, estando já o pedestre atravessando a via, ele tem prioridade até concluir a travessia mesmo quando o semáforo liberar a passagem dos veículos. Esperar, ainda, é grande prova de Educação.

Em cruzamentos, na faixa de pedestres paralela ao fluxo de veículos, a prioridade é dos pedestres em relação aos veículos que fazem conversão à direita ou à esquerda onde não houver foco de pedestres (sinal luminoso para pedestres que normalmente trabalha em conjunto com o semáforo). Onde houver, prevalece a sinalização do foco..

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