“ Condução Amigável Para
Trânsito Solidário”.
O título é nome de projeto educativo de
Segurança e Ordenação No Trânsito
que proponho, para ser realizado em conjunto com os órgãos de trânsito, com objetivo de atenuar a violência do
trânsito que faz do Brasil um campeão de acidentes, agravada pela enorme falta
de infra-estrutura de estradas. É uma das maiores causas de morte não natural.
O índice de atropelamento é altíssimo. Velhos e crianças são as maiores
vítimas.
Todo veículo é uma arma. Ninguém pode sair por ai com ela
apontada e os que quiserem segurança que saiam da frente. Quem está armado deve
ser mais precavido, pois arrisca a vida alheia. A tolerância aos erros alheios,
sem pressão que agrava os erros, é fator de pacificação no trânsito.
Tolere os erros alheios como você espera
que tolerem os seus.
Educar é dialogar, não é punir, não é
multar - é informar.
Exemplos de diálogos na Educação
Amigável em relação aos cuidados com os pedestres:
1 Principal:
o pedestre não pode ser atropelado nem ameaçado, porque a ameaça pode se tornar
atropelamento, nem mesmo se ele estiver errado, fora das faixas de pedestres e
se for imprevidente. Ele é a parte mais fraca e em caso de acidente pode pagar
com a vida. Além disso, ninguém precisa de autorização ou habilitação para ser
pedestre e os condutores sim e por isso têm mais responsabilidades. Acidente é
quando de maneira nenhuma o atropelamento ou o risco pôde ser evitado.
2
O condutor, ao avistar um pedestre na via, deve imediatamente tirar o pé do
acelerador e ficar prevenido para freiar, aguardando que o pedestre saia da via
para novamente acelerar o veículo. Jamais deve manter a velocidade e apressar o
pedestre. O calculo pode ser errado e o acidente acontecer.
3
A colaboração de condutores e pedestres
é fator de segurança e agilidade no trânsito
4- É projeto divulgar as normas do Código Nacional de Trânsito (CNT) de
forma amigável, esclarecendo e justificando para evitar os erros. Os erros são
respostas dos condutores que devem provocar ações educativas esclarecedoras na
mídia e não punitivas, ou ainda reavaliadoras das normas. Devemos apelar à
razão não à coação. A coação legal, exemplo seguido pelos indivíduos entre si,
aumenta muito o estresse e violência no trânsito.
Interpretação
e simplificação dos Art. 70 e Art. 214 do CNT
Na faixa de pedestres a prioridade é
dos pedestres em qualquer lugar onde não houver semáforo. Onde houver,
prevalece a sinalização do semáforo. Nesse caso, estando já o pedestre
atravessando a via, ele tem prioridade até concluir a travessia mesmo quando o semáforo
liberar a passagem dos veículos. Esperar, ainda, é grande prova de Educação.
Em cruzamentos, na faixa de pedestres
paralela ao fluxo de veículos, a prioridade é dos pedestres em relação aos
veículos que fazem conversão à direita ou à esquerda onde não houver foco de pedestres (sinal luminoso para
pedestres que normalmente trabalha em conjunto com o semáforo). Onde
houver, prevalece a sinalização do foco..
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